Cultura maker, também conhecida por movimento maker, é uma extensão do movimento Do It Yourself (“faça você mesmo”), criado pelo autor norte-americano Dale Dougherty. A ideia por trás do movimento é que todos somos capazes de criar, inovar, enfim, fazer. É uma valorização da criatividade e da noção de que a melhor maneira de aprender é “colocando a mão na massa”.
Como objetivos por trás da fomentação da cultura maker nas escolas, podemos destacar:
– Permitir que o aluno seja protagonista de seu aprendizado e desenvolvimento.
– Estimulá-lo a realizar atividades práticas que contribuirão para a solução de problemas.
– Desenvolver a criatividade e o pensamento “fora da caixa” nos alunos.
– Conscientizar o aluno sobre o uso inteligente e sustentável dos recursos físicos.
– Fazer com que os alunos percebam a importância do trabalho colaborativo.
– Ensinar valores como liderança e empreendedorismo.
A Escola Escobar identificou nas soluções da UNOi Educação a solução para adequada a nossa escola.
Composto por itens como mobiliário, ferramentas, kits de eletrônica e máquinas , o Espaço Maker tem como objetivo estimular que nossas escolas parceiras ofereçam, a seus alunos, os recursos para que possam colocar suas ideias em prática.
O UNOi educação considera a cultura maker uma base muito importante da escola contemporânea. Por isso, a Evolução UNOi investe na promoção de ambientes que possibilitem que os alunos produzam para aprender. Arrisque fazer, ouse errar é um dos lemas do nosso Manifesto:
“Criar é se dispor a arriscar, experimentar, investigar, imaginar, voltar atrás, persistir e se permitir errar muito. Vamos valorizar as tentativas, as falhas e o aprendizado que se conquista coletivamente e pela experiência, com a mão na massa.”
Nossos recursos oferecem, a partir do Grupo de 5 anos, propostas de atividades maker integradas aos projetos curriculares. O objetivo é incorporar uma nova prática de aprendizado ao Projeto UNOi educação, oferecendo a nossos parceiros a possibilidade de aprofundamento em uma das tendências educacionais contemporâneas.
Cultura Maker por Rodrigo Pucci – Consultor de Projeto – Unoi Educação
Espaço Maker