Home » Serviços » Uniforme

Uniforme

image_print

O uniforme escolar é de uso obrigatório para os alunos do Ensino Fundamental. Todas as peças do uniforme escolar devem seguir o padrão da Escola Escobar e estar devidamente identificadas.

As peças são adquiridas na escola mediante encomenda.

O uniforme escolar consiste em:

  • Camiseta do Colégio;
  • Moletom ou casaco do Colégio.
  • Calça ou bermuda é livre
  • Calçado: Tênis

Quer saber mais sobre a história do uniforme escolar? Leia a seguir.

O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. Com certeza, usar diferentes roupas a cada dia de aula é no mínimo, caro, devido ao desgaste. Fora isso, crianças e adolescentes numa certa idade sempre querem chamar a atenção dos colegas usando roupas diferentes e mais caras, desencadeando o consumismo.

A prática das escolas em estabelecer o uso da mesma roupa entre os alunos possui sua origem no exército, uma das primeiras instituições a adotar uma vestimenta única para todos os seus militares. Os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890 pelos estudantes da Escola Normal, responsável pela formação de professores. As escolas mais tradicionais passaram a adotar o uniforme, de fato, somente na década de 20. Já as demais, na década de 30.Alunos com uniformes

Os uniformes foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola, desta forma, os alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e zelar pela imagem das instituições, mesmo fora delas. Entre as décadas de 40 e 70, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social, sendo o sonho de muitos alunos e pais. A partir da década de 90, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes, fazendo roupas mais confortáveis e descoladas.

Atualmente, os uniformes não são tão prestigiados pelos alunos. De fato, essa padronização é importante. Primeiro porque evita que a sala de aula se transforme em um “desfile de modas”. Além disso, seu uso desenvolve nos alunos, um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças.

Fonte: PERCíLIA, Eliene. “Uniforme Escolar“; Brasil Escola.

O que você achou desta notícia?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos: 2